MARTA - A HISTÓRIA POR TRÁS DESSA FOTO


Essa é uma foto muito importante para mim e hoje vou contar o por quê. Vem comigo!


 

Eu fiz essa fotografia em 2010 quando fui com minha mãe visitar minha cidade natal, a Chapada dos Guimarães.


Essa viagem foi muito especial, porque era a primeira vez que eu visitava o Cerrado desde que tinha mudado para o Sul, quando ainda era criança. Essa mudança de Estado aconteceu pouco depois de eu ter feito a minha primeira fotografia no Festival de Inverno da Chapada.


A gente ficou hospedada na casa de uma amiga da minha mãe, e foi no jardim dessa casa, em um fim de tarde que eu fiz essa foto.


Minha mãe contou que essa era a Marta, uma mulher que era amiga dessa amiga dela, mas que infelizmente se envolveu com drogas muito cedo e a vida acabou tomando um rumo não muito bom.


A Marta estava ali, para lavar suas roupas na casa da amiga, porque não tinha um local próprio para fazer isso.


Foi então, que entre uma conversa e outra com a Marta, eu vi a luz do por do sol refletindo nela e formando essa cena linda demais. Ela estava linda demais, e naquele instante eu pude ver no olhar dela, muitas cicatrizes e dores da vida. Mas antes de fazer essa, que é a foto, surgiram alguns sorrisos e posso dizer que até um respiro de todo o sofrimento, ao menos naquele momento.


Foi emocionante demais fazer esse registro e conhecer um pouco mais a história dessa mulher. Marcou a minha visita à Chapada e a minha relação com a fotografia de uma maneira singular.


Nessa época eu ainda sabia pouco sobre fotografia, sobre a vida e sobre mim mesma.

Hoje sei um tiquinho a mais, mas estou nesse processo que ainda bem, sempre tem muito para aprender e evoluir.


Pra falar a verdade eu acho que nunca tinha contado essa história por aqui, pelo menos não dessa forma, e quem sabe daqui a uns 10 anos eu conte ela de novo, e percebendo tudo de uma maneira diferente.


De bônus, estou postando também essas outras fotos que fiz momentos antes de clicar a fotografia principal. Essas imagens permaneceram guardadas nesses últimos 10 anos, mas achei essenciais para construir essa narrativa




Se você chegou até aqui, me deixa saber nos comentários o que achou dessa foto e dessa história! 🌊🐚💙