NAVEGANDO - DIÁRIO DE BORDO KRAKÓW



PT -


O Navegando - Diário de Bordo é um caderno de histórias, contadas por meio de fotografias e textos. Aqui eu mostro um pouquinho do que eu senti, nos lugares que eu visitei, nas pessoas que eu conheci e nas comidas que eu comi. Ele é um projeto pessoal que é fluido, é ideia, fotografia, poesia, boa conversa, sabores, cheiros, sons e muito sentimento. Todos a bordo?

EN -

The Sailing - Logbook is a storybook, telling by photographs and texts. Here I show a little bit of how I felt, the places I've visited, the people that I met and the foods I ate. It is a personal project that is fluid, idea, photography, poetry, good conversation, flavours, smells, sounds and a lot of feelings. Everybody on board?

 

A história que vou contar hoje é muito especial para mim, porque mostra um pedacinho de onde minha família por parte de mãe veio! Vantagens disso? Cresci comendo o melhor Pierogi do mundo (receita da Babcia) e de quebra ainda aprendi algumas palavras em Polonês com meu Vô.

Essa placa representa La Grande Armée (O Grande Exército) de Napoleão Bonaparte, que ao invadir a Polônia foi aclamado por afastar o exército Russo. Isso porque a Polônia era anexada ao Império Russo na época.

Sabia que Lody é sorvete em Polonês? E isso inspirou minha madrinha a criar uma marca de sorvetes aqui no Brasil com o nome Lód. Quando eu vi essa vitrine, tive que fotografar, porque ela significou muito para mim e agora eu conto um pouquinho disso para vocês.

Essa plaquinha com o número do prédio conta tanto sobre a Polônia

Sempre achei que as placas das cidades representam muito a identidade de cada lugar, é você saber de que lugar se trata sem mostrar de fato o lugar.

Outra coisa bem legal é esse UL da placa, que é abreviação de Ulica. Ulica é Rua em Polonês, então todas as placas ou tem UL ou Ulica escrito antes do nome da rua.

A Arquitetura da cidade também é muito bonita e característica.

Essa foto eu fiz subindo no Wawel Castle, um importante ponto turístico de Kraków.

O sol deixando tudo ainda mais mágico <3

Uma torre charmosa no meio do caminho <3

O famoso Wawel Castle <3

O Outono no hemisfério norte estava começando e realmente é uma das paisagens mais lindas que já vi na vida <3

Cenas tão simples e que fazem tanta falta.

Esse senhor estava vendendo o Oscypek, que é um queijinho Polonês, feito normalmente com leite de ovelha e que recebe desenhos decorativos, com a carinha da Polônia!

Esse é o Obwarzanki Krakowa, que é um pão trançado em forma de anel que é cozido e polvilhado com sal e gergelim ou sementes de papoula

O que você sente vendo essa foto?

Detalhes das casinhas Polacas, lembrei da casa da minha bisavó!

Essa é a entrada da mina de sal de Wieliczka.

Ela fica a 327 metros de profundidade e tem 300km de extensão. E tudo, nela é feito de sal, inclusive essa parede da foto é sal!

No percurso tem muitas imagens, esculturas e ornamentos feitos de sal.

Dentro da mina, existe essa Catedral de Sal, que é a maior igreja subterrânea do mundo e é dedicada a Santa Cunegundes, padroeira dos mineradores locais.

E assim terminou minha história na Polônia.

Conta aqui pra mim nos comentários o que você achou!