NAVEGANDO - DIÁRIO DE BORDO LISBON



PT -

O Navegando - Diário de Bordo é um caderno de histórias, contadas por meio de fotografias e textos. Aqui eu mostro um pouquinho do que eu senti, nos lugares que eu visitei, nas pessoas que eu conheci e nas comidas que eu comi. Ele é um projeto pessoal que é fluido, é ideia, fotografia, poesia, boa conversa, sabores, cheiros, sons e muito sentimento. Todos a bordo?

EN -

The Sailing - Logbook is a storybook, telling by photographs and texts. Here I show a little bit of how I felt, the places I've visited, the people that I met and the foods I ate. It is a personal project that is fluid, idea, photography, poetry, good conversation, flavours, smells, sounds and a lot of feelings. Everybody on board?

 

A história de hoje começa aqui, em Almada, um distrito de Lisboa que fica do outro lado do rio Tejo e onde eu fiquei hospedada durante os dias que estive em Portugal.

Eu amo as cores dessa foto, reflete muito o que eu senti naquele momento.

A ponte 25 de abril que liga Lisboa à Almada.

Uma das coisas mais legais foi ter que pegar o barco toda vez que eu ia pra Lisboa. Essa foto eu fiz entrando no terminal fluvial de Cacilhas.

Minha parceira de todas as aventuras <3

O bom humor português.

Um pedacinho da Torre de Belém <3

A Torre de Belém é um monumento muito importante de Portugal e foi muito legal conhecer esse lugar. Aqui nessa foto eu fiquei esperando o vento deixar as bandeiras sincronizadinhas <3

Algo curioso em se fotografar pessoas na rua, é que cada um tem uma reação. Têm pessoas que ficam incomodadas as vezes a ponto de reclamar mesmo, aí melhor deixar pra lá né. Outras que se divertem junto e até fazem pose, tipo esses meninos que estavam vendendo sucos, ai eu sigo em frente e consigo ter uma memória tão bonita quanto essa <3

Mais um monumento importante de Portugal. O Padrão dos Descobrimentos simboliza as figuras históricas envolvidas nos descobrimentos portugueses.

Essa é uma cena meio comum em Lisboa nas galerias que conectam aos comboios (trem). Eu achei tão bonita a composição que resolvi clicar!

Nessa mesma galeria, eu pude conhecer o seu Inácio, esse senhorzinho simpático que estava tocando sanfona. A gente conversou um pouco e ele deu dicas do que fazer em Cascais, uma praia muito charmosa que eu conheci depois.

Seguindo o caminho.

Detalhes fofos demais que falam muito sobre a cidade <3

Só de ver essa placa você consegue imaginar onde seja?

É a loja dos famosos Pastéis de Belém! Que eu descobri em Portugal ser o único que pode ser chamado de Pastel de Belém, porque está na região de Belém. Os outros são pastéis de nata.

Eu posso comprovar que essa fama toda não é à toa, sério, o Pastel de Belém é o melhor que você vai comer na vida <3

Essa foto foi minha noiva quem tirou da minha mão segurando meu Pastel de Belém pronto para ser devorado!

Isso me chamou atenção e é muito a cara de Lisboa, tem varais com roupas estendidas nas janelas de quase todas as casas. Junto com os azulejinhos e arquitetura, acho que transmitem muito bem a vibe de Portugal.

Amo fotografar pessoas e inventar histórias na minha cabeça com esse cotidiano.

Encontre o gato.

A lua em composições diferentes.

E em horários diferentes.

Dois recortes diferentes da ponte 25 de abril, que é muito parecida com a Golden Gate Bridge de São Francisco.

Imensidão.

O por do sol mais lindo que eu já vi na vida <3

Esse foi com certeza um momento decisivo!

Pausa para admirar a beleza do Bruce Lee, o gatinho da minha amiga Ju Lee <3

Zara Home.

Essa foto fala tantas coisas pra mim. As vezes fotografar faz a gente parar, olhar lá no fundo de nós mesmos e questionar muitas coisas, inclusive nossa própria existência e privilégios nessa sociedade.

Mais detalhes e plaquinhas da cidade!

Essa é a Praça do Comércio, que é uma praça da baixa de Lisboa junto do Rio Tejo.

A luz que batia nesse dia ficou incrível junto com os outros elementos do lugar <3

Tem coisa mais Lisboa que esses bondinhos? Achei fofo demais!

Eu não me aventurei embarcando neles, porque ouvi histórias que alguns chegaram até a tombar com a quantidade de turistas.

Ruas de Lisboa <3

Mais um registro do cotidiano que conta muitas histórias.

O mesmo lugar, clicado em momentos e com cortes diferentes.

Mesmo lugar, ângulos diferentes.

Fim de tarde no Castelo de São Jorge. Uma das cenas mais lindas que eu já vi na vida <3

Quando a água parece mais uma pintura <3

Lisboa vista do Castelo de São Jorge.

Por do sol do Castelo <3

Muitos caminhos e possibilidades.

Mais uma paleta de cores maravilhosa <3

Gatinhos do Castelo.

Esses gatos aparentemente vivem dentro do Castelo de São Jorge, eu até tentei uma aproximação, mas eles não estavam muito felizes.

Esse é o Farol de Santa Marta em Cascais, uma prainha muito charmosa que fica a pouco mais de 30 minutos de trem de Lisboa. Foi muito lindo visitar um lugar tão fofo como esse <3

Tive a oportunidade de visitar em Cascais, a famosa loja da Conserveira Comur. Isso mesmo, é uma loja de sardinhas! A paixão pelo mar sempre foi um símbolo e uma marca do povo Português e a Comur traduz esse sentimento muito bem em cada detalhe.

Finalizo assim essa história e esse projeto com essa fotografia e essa frase que fala muito sobre o que a fotografia representa para mim.

"Os olhos da nossa memória vêem melhor do que os nossos"


Gostou? Compartilhe com alguém que vai gostar dessa história!